MBA EM MARKETING

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Ética, Governança e Responsabilidade Social
Ementa: Ética. Ética do dever. A Ética utilitarista. A Ética e o trabalho. A Ética e a empresa. A Ética e as leis empresariais. A Ética e o profissionalismo. A Ética e a responsabilidade. A Ética e os valores. A Ética na Administração, da empresa e a Ética da liderança. A Ética e a responsabilidade social. Ética organizacional.

2. Gestão de Pessoas
Ementa: Competências e Habilidades. Liderança. Mercado Competitivo. Motivação. O papel gerencial. Relacionamento, comunicação e equipe.

3. Comunicação Empresarial
Ementa: Conceitos de comunicação. Processo de comunicação humana. Componentes da comunicação. Eficácia da comunicação organizacional. Comunicação empresarial. Correspondências. Mensagens e criação publicitária. Análise de anúncios veiculados em mídias tradicionais.

4. Metodologia Científica
Ementa: Metodologia científica, a natureza dos tipos de conhecimentos, procedimentos didáticos, leitura, análise, síntese e fichamentos, projeto e relatório de pesquisa, uso de citações e referências, artigo científico.

5. Gestão de Projetos
Ementa: Métodos e técnicas de gestão de projetos. Papel e Perfil do Gerente de Projetos. Aspectos Humanos e Comportamentais da Gestão de Projetos. Sistemas de Gerenciamento de Projetos. Como elaborar um projeto passo a passo.

6. Teoria de Marketing
Ementa: Conceitos de Marketing. Marketing e Propaganda. Fluxo ampliado e básico do Marketing. Necessidades e desejos. Marketing Societal. Marketing de Serviços. Endomarketing. Organizações de Aprendizagem. Diferenciação de Produtos e Serviços. Ciclo de Vida de Produtos. Análise da Demanda. Matriz Portfólio de Produtos. Administração de Preço no Marketing. Preço e Valor. Como estabelecer preços. Análise da concorrência. Componentes estratégicos da distribuição. Canal de distribuição. Funções dos Canais de Distribuição. Introdução a Logística.

7. Planejamento Estratégico
Ementa: A importância do planejamento estratégico de Marketing. Fases do planejamento estratégico de marketing. Macro e micro ambientes de marketing. Objetivos mercadológicos. Utilização do mix de marketing na confecção da estratégia mercadológica.

8. Logística
Ementa: O Papel da logística na economia e no comércio. Evolução da logística nas empresas. Conceitos básicos de logística e de cadeia de suprimentos. Cadeia produtiva e o processo de gestão de suprimentos. Estratégia. Indicadores de desempenho. Integração de operações. Sistemas de produção. Sistemas de apoio da produção. Movimentação e armazenagem.

9. Redação e Expressão Oral
Ementa: Papel da comunicação para o profissional do marketing. Tipologia dos discursos. Análise de textos.

10. Promoção de Vendas e Merchandising
Ementa: Composto promocional. Propósito da promoção de venda. Merchandising. Merchandising no Brasil. Planejamento de merchandising. Distribuição em supermercados. Emprateleiramento. Exposições promocionais. Layout de lojas.

11. Organização de Eventos Promocionais
Ementa: Administração de Projetos. Ciclo de vida de um projeto. Fases de um projeto. Gestão do Projeto e o ciclo PDCA. O evento como um projeto. Estratégias para criar eventos. Formatação e avaliação de eventos. Ferramentas para planejamento e organização de eventos.

CARGA-HORÁRIA: 360 horas

COORDENAÇÃO: Giovana Reali

DISCIPLINA
Ética, Governança e Responsabilidade Social
Gestão de Pessoas
Comunicação Empresarial
Metodologia Científica
Gestão de Projetos
Teoria de Marketing
Planejamento Estratégico
Logística
Redação e Expressão Oral
Promoção de Vendas e Merchandising
Organização de Eventos Promocionais

CARGA HORÁRIA
30 horas
30 horas
30 horas
30 horas
35 horas
35 horas
35 horas
30 horas
35 horas
35 horas
35 horas