MBA EM LIDERANÇA (ÊNFASE COMPORTAMENTAL)


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Ética, Governança e Responsabilidade Social
Ementa: Ética. Ética do dever. A Ética utilitarista. A Ética e o trabalho. A Ética e a empresa. A Ética e as leis empresariais. A Ética e o profissionalismo. A Ética e a responsabilidade. A Ética e os valores. A Ética na Administração, da empresa e a Ética da liderança. A Ética e a responsabilidade social. Ética organizacional.

2. Gestão de Pessoas
Ementa: Competências e Habilidades. Liderança. Mercado Competitivo. Motivação. O papel gerencial. Relacionamento, comunicação e equipe.

3. Comunicação Empresarial
Ementa: Conceitos de comunicação. Processo de comunicação humana. Componentes da comunicação. Eficácia da comunicação organizacional. Comunicação empresarial. Correspondências. Mensagens e criação publicitária. Análise de anúncios veiculados em mídias tradicionais.

4. Metodologia Científica
Ementa: Metodologia científica, a natureza dos tipos de conhecimentos, procedimentos didáticos, leitura, análise, síntese e fichamentos, projeto e relatório de pesquisa, uso de citações e referências, artigo científico.

5. Cultura e Clima Organizacional
Ementa: Organização. Organismo. Identidade. Clima. Clima Organizacional. Cultura. Cultura Organizacional.

6. Elementos de Psicologia Social
Ementa: Psicologia. Psicologia Social. Psicogênese dos grupos sociais. Relação psíquica entre indivíduo e grupo. Relação entre o trabalho e o trabalhador dentro de uma abordagem psicossocial. Equipes de trabalho. Relação psicológica do trabalhador com as metas do trabalho. Relação psicológica do trabalhador com os resultados. Satisfação. Frustração.

7. Processos Motivacionais e Emocionais
Ementa: Psicologia: Ciência do Comportamento. Conceito, estudos sobre o desenvolvimento humano relativos aos aspectos biológico, afetivo, cognitivo e social. Maturação. Desenvolvimento e Aprendizagem. Processos afetivos sócio-emocionais. Estudo da Personalidade. Saúde e doença mental.

8. Relações Interpessoais
Ementa: Abordagem sistêmica e as relações interpessoais. Processos interpessoais nos relacionamentos. Desenvolvimento de habilidades interpessoais. Teoria das Dominâncias Cerebrais. Equipes virtuais. Empresa. Relações interpessoais na empresa. Relações formais e informais.

9. Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos
Ementa: Análise diacrônica do treinamento e desenvolvimento. Treinamento e Desenvolvimento como variável para melhores desempenhos das empresas. Definição de clientes e levantamento de necessidades de treinamento. Planejamento e elaboração de programas de treinamento. Tipos de treinamento.

10. Dinâmica de Grupo no Treinamento de Recursos Humanos
Ementa: Fundamentos teóricos da Dinâmica de Grupo. A dinâmica grupal como praxis criativa. O processo grupal. Comunicação humana. Recursos técnicos em Dinâmica de Grupo.

11. Processo Decisório
Ementa: A função da decisão no contexto da Administração. Métodos e processos de decisão. A decisão participativa e a prática no contexto das organizações. Psicologia do processo Decisório: – Mapa Mental. Decisões Probabilísticas. Metodologia do processo criativo/decisório. Avaliação, feedback e aperfeiçoamento. Atividades empresariais e componentes qualitativo. Como decidir. Critérios de avaliação qualitativa e quantitativa. Ferramentas da Qualidade para o processo de decisão.

CARGA-HORÁRIA: 360 horas

COORDENAÇÃO: Giovana Reali

 

DISCIPLINA
Ética, Governança e Responsabilidade Social
Gestão de Pessoas
Comunicação Empresarial
Metodologia Científica
Cultura e Clima Organizacional
Elementos de Psicologia Social
Processos Motivacionais e Emocionais
Relações Interpessoais
Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos
Dinâmica de Grupo no Treinamento de Recursos Humanos
Processo Decisório
CARGA HORÁRIA
30 horas
30 horas
30 horas
30 horas
30 horas
35 horas
35 horas
35 horas
35 horas
35 horas
35 horas