MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL CONTEMPORÂNEA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Ética, Governança e Responsabilidade Social
Ementa: Ética. Ética do dever. A Ética utilitarista. A Ética e o trabalho. A Ética e a empresa. A Ética e as leis empresariais. A Ética e o profissionalismo. A Ética e a responsabilidade. A Ética e os valores. A Ética na Administração, da empresa e a Ética da liderança. A Ética e a responsabilidade social. Ética organizacional.

2. Gestão de Pessoas
Ementa: Competências e Habilidades. Liderança. Mercado Competitivo. Motivação. O papel gerencial. Relacionamento, comunicação e equipe.

3. Comunicação Empresarial
Ementa: Conceitos de comunicação. Processo de comunicação humana. Componentes da comunicação. Eficácia da comunicação organizacional. Comunicação empresarial. Correspondências. Mensagens e criação publicitária. Análise de anúncios veiculados em mídias tradicionais.

4. Metodologia Científica
Ementa: Metodologia científica, a natureza dos tipos de conhecimentos, procedimentos didáticos, leitura, análise, síntese e fichamentos, projeto e relatório de pesquisa, uso de citações e referências, artigo científico.

5. Gestão de Projetos
Ementa: Métodos e técnicas de gestão de projetos. Papel e Perfil do Gerente de Projetos. Aspectos Humanos e Comportamentais da Gestão de Projetos. Sistemas de Gerenciamento de Projetos. Como elaborar um projeto passo a passo.

6. Logística
Ementa: O Papel da logística na economia e no comércio. Evolução da logística nas empresas. Conceitos básicos de logística e de cadeia de suprimentos. Cadeia produtiva e o processo de gestão de suprimentos. Estratégia. Indicadores de desempenho. Integração de operações. Sistemas de produção. Sistemas de apoio da produção. Movimentação e armazenagem.

7. Contabilidade Empresarial
Ementa: Introdução aos conceitos gerais de custos; definições sobre material direto, mão-de-obra direta, custos indiretos de fabricação. Custeio por departamento, por processo, ordem de produção e custeio-padrão; custeio baseado em atividade; custeio variável. Custos para tomada de decisão e os efeitos tributários sobre o custo e o preço. Formação de preço, custo e estratégia.

8. Marketing
Ementa: Conceitos de Marketing. Marketing e Propaganda. Fluxo ampliado e básico do Marketing. Necessidades e desejos. Marketing Societal. Marketing de Serviços. Endomarketing. Organizações de Aprendizagem. Diferenciação de Produtos e Serviços. Ciclo de Vida de Produtos. Análise da Demanda. Matriz Portfólio de Produtos. Administração de Preço no Marketing. Preço e Valor. Como estabelecer preços. Análise da concorrência. Componentes estratégicos da distribuição. Canal de distribuição. Funções dos Canais de Distribuição. Introdução a Logística.

9. Negócios Internacionais
Ementa: Comparação entre negócios domésticos e internacionais. A finalidade das atividades de negócios internacionais. Perspectiva histórica. Negócios Internacionais nos anos mais recentes. Terminologias. Condições econômicas, políticas, tecnológicas. Os grandes associados na evolução dos negócios internacionais. E-commerce. Padrões de investimento direto em outros países. O balanço de pagamentos brasileiro e a balança comercial. Investimentos diretos em outros países. O Brasil e o mundo. O papel da empresa brasileira no estrangeiro. Os países em desenvolvimento. O diálogo Norte-sul. Atributos físicos e demográficos. Atributos comportamentais. O papel das taxas de câmbio. Influência governamental sobre negócios internacionais. Razões para investir em outros países. Fatores competitivos. Estratégia corporativa global. Integração das funções empresariais de Marketing, Produção, Pesquisa e Desenvolvimento e Finanças. Planejamento Estratégico em nível internacional. Administração Estratégica em empresas globais.

10. Planejamento Estratégico
Ementa: A era dos serviços. Características e elementos dos serviços. A gestão da qualidade das atividades de linha de frente e os preços em serviços. Gestão da qualidade das atividades de retaguarda em serviços. Gestão dos custos e da eficiência em serviços. Gestão dos recursos humanos e organização em serviços. Previsões, projeto e gestão das instalações em serviços. Gestão dos estoques e das filas de clientes em serviços. Gestão das redes de suprimentos em serviços. Estratégia de operações. Serviços na nova economia.

11. Sistema de Informações Gerenciais
Ementa: O processo de formulação da estratégia de marketing. Estratégia corporativa de marketing. Planejamento estratégico corporativo. Análise estratégica. A tomada estratégica de decisões em Marketing. Marketing de Relacionamento. CRM – Customer Relationship Management. Negócios na WEB. Etapas de um relacionamento bem-sucedido de Marketing. Construindo um Web-Site orientado para o cliente.

CARGA-HORÁRIA: 360 horas

COORDENAÇÃO: Giovana Reali

DISCIPLINA
Ética, Governança e Responsabilidade Social
Gestão de Pessoas
Comunicação Empresarial
Metodologia Científica
Gestão de Projetos
Logística
Contabilidade Empresarial
Marketing
Negócios Internacionais
Planejamento Estratégico
Sistema de Informações Gerenciais

CARGA HORÁRIA
30 horas
30 horas
30 horas
30 horas
35 horas
30 horas
35 horas
35 horas
35 horas
35 horas
35 horas