GESTÃO ESCOLAR INTEGRADORA (SOI)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Política e Legislação da Educação Básica
Ementa: Estrutura administrativa do sistema e a Educação Básica na rede pública e privada; a hierarquia dos sistemas de ensino, numa visão micro e macroeducacional, sob a ótica do gestor escolar; estrutura e organização das instituições de ensino no âmbito legal, político e pedagógico.

2. Tecnologia Educativa
Ementa: Práticas de leitura/escrita possibilitadas pela cibercultura. Novas tecnologias e o processo de ensino-aprendizagem. Reflexão sobre a prática pedagógica acerca de questões da cultura digital contemporânea. A importância dos espaços virtuais de aprendizagem.

3. METODOLOGIA CIENTÍFICA
Ementa: A ciência e a produção do conhecimento científico. Fundamentos da teoria do conhecimento, epistemologia, ciência, ideologia. A pesquisa científica em educação: abordagens, tipos e orientações metodológicas. Leitura e técnicas de estudo. O projeto de pesquisa e as etapas para sua construção. Informática e Internet como ferramentas da pesquisa científica. As normas da ABNT para o trabalho científico.

4. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA: ASPECTO POLÍTICO ORGANIZACIONAL
Ementa: Concepções. Finalidades da educação. Relação com a sociedade. Características. Pressupostos básicos para a formulação do PPP. Elementos constitutivos do PPP. Políticas e diretrizes gerais e para o ensino. Organização didático-pedagógica e curricular.

5. EDUCAÇÃO E CURRÍCULO: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Ementa: As teorias do currículo: uma perspectiva histórica. Fundamentos teóricos-práticos para elaboração, organização e implementação de propostas curriculares. O currículo como instrumento pedagógico de construção e reconstrução dos saberes. Articulação entre multicuturalismo, políticas culturais e currículo. Diferenças, preconceitos e desafios de uma escola inclusiva.

6. PRINCÍPIOS E MÉTODOS DA GESTÃO EDUCACIONAL (ÊNFASE EM INSPEÇÃO ESCOLAR)
Ementa: Teorias gerais da administração e suas influências na administração escolar. Administração escolar e sociedade. A legislação e os princípios democráticos no processo de gestão escolar. Princípios de organização e coordenação dos trabalhos escolares.

7. FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO (ÊNFASE EM ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL)
Ementa: Estudo dos constituintes básicos do comportamento que fundamentam a relação ensino aprendizagem na prática pedagógica e as principais teorias do desenvolvimento humano com suas diversas concepções a respeito do homem e sua formação como sujeito, viabilizando assim o trabalho educacional.

8. CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS (ÊNFASE EM SUPERVISÃO ESCOLAR)
Ementa: Evolução conceitual e histórica das práticas educativas – a(s) didática(s) em questão. Tendências e reflexões contemporâneas: o professor – profissional reflexivo de sua prática educativa; o ensino para as competências; o espaço e o tempo de ensinar e aprender. O conhecimento escolar – desafios e possibilidades.

9. CURRÍCULO E QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS
Ementa: Teorias do currículo: tradicionais, críticas e pós-críticas. Concepções de currículo e suas relações com as tendências pedagógicas. O currículo e suas relações com a sociedade, educação, cultura e poder. Integração curricular e aprendizagem. O currículo e consolidação das práticas educativa.

10. EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Ementa: Sociedade contemporânea: Tendências Mundiais. Sociedade do Conhecimento. Capitalismo, Neoliberalismo, Globalização e Educação. Modernidade e Pós-modernidade. Novos Paradigmas e Educação. Escola e Sociedade.

11. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR E INSTITUCIONAL
Ementa: Avaliação da aprendizagem: definição, natureza, objetivos, funções, tipos, modelos, critérios e instrumentos. Concepções de avaliação escolar e de avaliação institucional.

CARGA-HORÁRIA: 360 horas

COORDENAÇÃO: Giovana Reali

DISCIPLINA
Política e Legislação da Educação Básica
Tecnologia Educativa
Metodologia Científica
Projeto Político Pedagógico da Escola: Aspecto Político Organizacional
Educação e Currículo: Fundamentos e Práticas Pedagógicas
Princípios e Métodos da Gestão Educacional (Ênfase em Inspeção Escolar)
Fundamentos Epistemológicos da Educação (Ênfase em Orientação Educacional)
Concepções e Práticas Pedagógicas (Ênfase em Supervisão Escolar)
Currículo e Questões Contemporâneas
Educação na Sociedade Contemporânea
Avaliação da Aprendizagem Escolar e Institucional

CARGA HORÁRIA
30 horas
30 horas
30 horas
30 horas
30 horas
35 horas
35 horas
35 horas
35 horas
35 horas
35 horas