EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: GESTÃO E TUTORIA


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Estudos Introdutórios de Educação a Distância
Ementa: Conceituações de Educação a Distância. Histórico da EAD. Modalidades da EAD. Regulamentação, Legislação e Políticas da EAD. Direitos autorais em EAD.

2. Comunicação e Informática na EAD
Ementa: A Globalização e o poder da informação. Comunicação, informação e a expansão do conhecimento. A sociedade da informação ou educação.

3. Tecnologias na Educação a Distância
Ementa: ATecnologias na educação. Ferramentas de informação e comunicação e suas interfaces com a EAD. Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVAs.

4. Metodologia da Educação a Distância
Ementa: O advento das novas tecnologias de informação e comunicação na Educação a Distância. A formação dos profissionais para a prática da Educação a Distância. O perfil dos professores e alunos na EAD. As imposições políticas sobre a EAD no Brasil. Metodologia da EAD apoiada nas TIC para o efetivo ensino/aprendizagem.

5. Metodologia do Trabalho Científico
Ementa: APressupostos da pesquisa. Fichamentos. Utilização de instrumentais. Elaboração de relatórios. Estrutura e organização de relatório. Regras oficiais acadêmicas. Trabalho científico (Paper).

6. Linguagem mediada pelas tecnologias de informação e comunicação
Ementa: Língua – linguagem – conceitos necessário. As competências discursivas. Correntes tradicionais quanto à concepção de linguagem. Cenários linguísticos contemporâneos de EAD.

7. Educação a Distância e Métodos de Auto aprendizado
Ementa: Aspectos históricos e sociais. Novos conceitos, papéis e oportunidades. Métodos de autoaprendizagem.

8. Gestão na Educação a Distância
Ementa: Fundamentos comunicacionais para a gestão da EAD. Gerenciamento de processos educativos midiatizados. Fundamentos e modelos de gestão da EAD. Características do gestor da EAD.

9. Tutoria na Educação a Distância
Ementa: Quem é o tutor na EAD. Diferentes tipos e modelos de tutoria. Funções e atribuições do tutor. O presencial/virtual: o desenvolvimento de novas competências para ensinar. Mediação e interação em processos de ensino/aprendizagem a distância. Motivação. Diferentes práticas na ação tutorial. Desafios na/da prática em ambientes virtuais.

10. As TIC Aplicadas no Ensino Superior
Ementa: O uso das TIC e os novos paradigmas educacionais: a Internet e o Ensino Superior. As TIC e o fazer docente na modalidade EAD. O ensino superior e a mediação pedagógica através das TIC. Uso das TIC nas Licenciaturas: publicações acerca do tema.

11. Produção de Materiais Auto instrutivos para a EAD
Ementa: Concepção de EAD e os reflexos na produção dos materiais didáticos. Orientações para produção do material auto instrutivo. Orientações do MEC para a produção de Materiais didáticos (Referenciais de qualidade para EAD). Características didáticas do texto escrito para EAD. Vantagens e limitações do material impresso. Seleção de conteúdo. Estratégias de Redação: estratégias de linguagem, estratégias de organização, estratégias hipertextuais, estratégias cooperativas. Aspectos visuais do Material, exercícios (atividades de estudos). Material Web e ambientes virtuais. Pressupostos pedagógicos para a elaboração de materiais auto instrutivos.

CARGA-HORÁRIA: 360 horas

COORDENAÇÃO: Giovana Reali

 

DISCIPLINA
Estudos Introdutórios de Educação a Distância
Comunicação e Informática na EAD
Tecnologias na Educação a Distância
Metodologia da Educação a Distância
Metodologia do Trabalho Científico
Linguagem mediada pelas tecnologias de informação e comunicação
Educação a Distância e Métodos de Auto aprendizado
Gestão na Educação a Distância
Tutoria na Educação a Distância
As TIC Aplicadas no Ensino Superior
Produção de Materiais Auto instrutivos para a EAD
CARGA HORÁRIA
35 horas
30 horas
30 horas
30 horas
30 horas
30 horas
35 horas
35 horas
35 horas
35 horas
35 horas