EDUCAÇÃO NO CAMPO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Política e Legislação da Educação Básica
Ementa: Estrutura administrativa do sistema e a Educação Básica na rede pública e privada; a hierarquia dos sistemas de ensino, numa visão micro e macroeducacional, sob a ótica do gestor escolar; estrutura e organização das instituições de ensino no âmbito legal, político e pedagógico

2. TECNOLOGIA EDUCATIVA
Ementa: Práticas de leitura/escrita possibilitadas pela cibercultura. Novas tecnologias e o processo de ensino-aprendizagem. Reflexão sobre a prática pedagógica acerca de questões da cultura digital contemporânea. A importância dos espaços virtuais de aprendizagem.

3. METODOLOGIA CIENTÍFICA
Ementa: A ciência e a produção do conhecimento científico. Fundamentos da teoria do conhecimento, epistemologia, ciência, ideologia. A pesquisa científica em educação: abordagens, tipos e orientações metodológicas. Leitura e técnicas de estudo. O projeto de pesquisa e as etapas para sua construção. Informática e Internet como ferramentas da pesquisa científica. As normas da ABNT para o trabalho científico.

4. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA: ASPECTO POLÍTICO ORGANIZACIONAL
Ementa: Concepções. Finalidades da educação. Relação com a sociedade. Características. Pressupostos básicos para a formulação do PPP. Elementos constitutivos do PPP. Políticas e diretrizes gerais e para o ensino. Organização didático-pedagógica e curricular.

5. EDUCAÇÃO E CURRÍCULO: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Ementa: As teorias do currículo: uma perspectiva histórica. Fundamentos teóricos-práticos para elaboração, organização e implementação de propostas curriculares. O currículo como instrumento pedagógico de construção e reconstrução dos saberes. Articulação entre multicuturalismo, políticas culturais e currículo. Diferenças, preconceitos e desafios de uma escola inclusiva.

6. FUNDAMENTOS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONCEPÇÕES E CONCEITOS
Ementa: Concepções, conceitos da Educação do Campo na atualidade. Desenvolvimento sustentável na história da educação brasileira. Trajetória da Educação Rural no Brasil. Desenvolvimento sustentável das comunidades/educação ambiental. A emergência do desenvolvimento sustentável e sua relação com a população do campo. Especificidade da Educação do Campo: concepções e práticas.

7. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO NAS ESCOLAS CAMPESINAS
Ementa: O professor e seu trabalho. A organização e o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem. Os objetivos, os conteúdos, as estratégias de ensino aprendizagem. As interações em sala de aula: programa Escola Ativa, práticas pedagógicas em sala de aula, classes multisseriadas e na comunidade.

8. EDUCAÇÃO DO CAMPO DE JOVENS E ADULTOS: PROJETO PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA, MUNDO, TRABALHO E AS TICS
Ementa: As mudanças ocorridas no mundo do trabalho e as relações de trabalho e a educação do campo. Relações trabalho/sociedade/campo/educação. As demandas do mundo do trabalho e a educação de jovens e adultos.

9. GESTÃO E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Ementa: Políticas Públicas de Educação do Campo. Educação do Campo como direito humano no contexto da política de desenvolvimento com igualdade social dos movimentos sociais e sindicais. História dos movimentos sociais do campo no Brasil. Gestão democrática. Gestão pedagógica da educação escolar do campo. Escola formadora do ser humano articulada com um projeto de emancipação humana.

10. PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
Ementa: Pressupostos teóricos sobre a Educação do Campo. Características dos espaços escolares e não escolares ( Pedagogia e Metodologia da Alternância, Educação em Comunidades Indígenas, Educação em Quilombolas, Educação em Comunidades Pomeranas).

11. DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Ementa: Infância, juventude e suas especificidades. As fronteiras entre o urbano e o rural e as implicações sobre a infância e a juventude do campo. Crianças e jovens como sujeitos de direitos. Crianças e jovens do campo e suas demandas. Diversidades sócio cultural e étnica. Políticas públicas para as crianças e jovens do campo (inclusão).

CARGA-HORÁRIA: 360 horas

COORDENAÇÃO: Giovana Reali

DISCIPLINA
Política e Legislação da Educação Básica
Tecnologia Educativa
Metodologia Científica
Projeto Político Pedagógico da Escola: Aspecto Político Organizacional
Educação e Currículo: Fundamentos e Práticas Pedagógicas
Fundamentos e História da Educação do Campo: Concepções e Conceitos
Organização do Trabalho Pedagógico, Planejamento e Avaliação nas Escolas Campesinas
Educação do Campo de Jovens e Adultos: Projeto Projovem Campo – Saberes da Terra, Mundo, Trabalho e as TICS
Gestão e Políticas da Educação do Campo
Propostas Pedagógicas da Educação do Campo em Espaços Escolares e Não Escolares.
Diversidade e Inclusão na Educação do Campo

CARGA HORÁRIA
30 horas
30 horas
30 horas
30 horas
30 horas
35 horas
35 horas
35 horas
35 horas
35 horas
35 horas