EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Política e Legislação da Educação Básica
Ementa: Estrutura administrativa do sistema e a Educação Básica na rede pública e privada; a hierarquia dos sistemas de ensino, numa visão micro e macroeducacional, sob a ótica do gestor escolar; estrutura e organização das instituições de ensino no âmbito legal, político e pedagógico.

2. Tecnologia Educativa
Ementa: Práticas de leitura/escrita possibilitadas pela cibercultura. Novas tecnologias e o processo de ensino-aprendizagem. Reflexão sobre a prática pedagógica acerca de questões da cultura digital contemporânea. A importância dos espaços virtuais de aprendizagem.

3. METODOLOGIA CIENTÍFICA
Ementa: A ciência e a produção do conhecimento científico. Fundamentos da teoria do conhecimento, epistemologia, ciência, ideologia. A pesquisa científica em educação: abordagens, tipos e orientações metodológicas. Leitura e técnicas de estudo. O projeto de pesquisa e as etapas para sua construção. Informática e Internet como ferramentas da pesquisa científica. As normas da ABNT para o trabalho científico.

4. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA: ASPECTO POLÍTICO ORGANIZACIONAL
Ementa: Concepções. Finalidades da educação. Relação com a sociedade. Características. Pressupostos básicos para a formulação do PPP. Elementos constitutivos do PPP. Políticas e diretrizes gerais e para o ensino. Organização didático-pedagógica e curricular.

5. EDUCAÇÃO E CURRÍCULO: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Ementa: As teorias do currículo: uma perspectiva histórica. Fundamentos teóricos-práticos para elaboração, organização e implementação de propostas curriculares. O currículo como instrumento pedagógico de construção e reconstrução dos saberes. Articulação entre multicuturalismo, políticas culturais e currículo. Diferenças, preconceitos e desafios de uma escola inclusiva.

6. TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E DA APRENDIZAGEM
Ementa: Estudo do desenvolvimento infantil, considerando a dinâmica deste processo, focalizando o brincar, a afetividade e a relação entre o desenvolvimento e a aprendizagem na perspectiva sócio-histórica de Vygotsky.

7. ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E MÚLTIPLAS LINGUAGENS
Ementa: Concepção de linguagem oral e de seu aprendizado e desenvolvimento na criança; concepções de língua escrita e de sua aprendizagem – concepções atuais de alfabetização letramento, especificidades dos processos de letramento e alfabetização na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Estudo e vivências das linguagens: Corporal, Plástica e Musical.

8. PROCESSOS AVALIATIVOS
Ementa: Compreender a importância do registro para a elaboração da documentação pedagógica. Trabalhar as concepções frente aos aspectos do ensinaraprender, do planejamento, dos movimentos curriculares, da interdisciplinaridade e da avaliação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Fundamentos da avaliação escolar relações conceituais entre medida e avaliação.

9. ORGANIZAÇÃO DOS AMBIENTES E DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Ementa: Organização do espaço, adequação dos espaços internos, os espaços externos, planejamento de espaços. O planejamento como conjunto de objetivos que organiza e orienta a ação educativa e a intervenção pedagógica, modalidades organizativas, elaboração da rotina pedagógica, registro do trabalho pedagógico.

10. A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA PRESENTE NOS COTIDIANOS E SEUS DESDOBRAMENTOS EM SALA DE AULA
Ementa: A presença da linguagem matemática na vida vivida e o uso diário desses conhecimentos. A importância da experiência infantil para compreensão dos conteúdos. Valorização das múltiplas formas de expressão para aprendizagem matemática – música, jogos, contos, brincadeiras, histórias, etc.

11. LÍNGUA PORTUGUESA: O TRABALHO COM TEXTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ementa: Objetivos do ensino, concepções de linguagem, texto, discurso, enunciado, enunciação, gênero textual, produção de texto, propostas para o ensino. Desenvolvimento e ensino da língua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental. Fundamentos teórico-metodológicos do processo de alfabetização. Produção oral e textual como prática social. Formação do leitor/ escritor nas perspectivas do multiletramento. Concepções de linguagem e de aquisição de língua recorrentes nas práticas de educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

CARGA-HORÁRIA: 360 horas

COORDENAÇÃO: Giovana Reali

 

DISCIPLINA
Política e Legislação da Educação Básica
Tecnologia Educativa
Metodologia Científica
Projeto Político Pedagógico da Escola: Aspecto Político Organizacional
Educação e Currículo: Fundamentos e Práticas Pedagógicas
Teorias do Desenvolvimento Humano e da Aprendizagem
Alfabetização, Letramento e Múltiplas Linguagens
Processos Avaliativos
Organização dos Ambientes e do Trabalho Pedagógico
A Aprendizagem Matemática Presente nos Cotidianos e Seus Desdobramentos em Sala de Aula
Língua Portuguesa: O Trabalho com Textos na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
CARGA HORÁRIA
30 horas
30 horas
30 horas
30 horas
30 horas
35 horas
35 horas
35 horas
35 horas
35 horas
35 horas