EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Política e Legislação da Educação Básica
Ementa: Estrutura administrativa do sistema e a Educação Básica na rede pública e privada; a hierarquia dos sistemas de ensino, numa visão micro e macroeducacional, sob a ótica do gestor escolar; estrutura e organização das instituições de ensino no âmbito legal, político e pedagógico.

2. Tecnologia Educativa
Ementa: Práticas de leitura/escrita possibilitadas pela cibercultura. Novas tecnologias e o processo de ensino-aprendizagem. Reflexão sobre a prática pedagógica acerca de questões da cultura digital contemporânea. A importância dos espaços virtuais de aprendizagem.

3. METODOLOGIA CIENTÍFICA
Ementa: A ciência e a produção do conhecimento científico. Fundamentos da teoria do conhecimento, epistemologia, ciência, ideologia. A pesquisa científica em educação: abordagens, tipos e orientações metodológicas. Leitura e técnicas de estudo. O projeto de pesquisa e as etapas para sua construção. Informática e Internet como ferramentas da pesquisa científica. As normas da ABNT para o trabalho científico.

4. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA: ASPECTO POLÍTICO ORGANIZACIONAL
Ementa: Concepções. Finalidades da educação. Relação com a sociedade. Características. Pressupostos básicos para a formulação do PPP. Elementos constitutivos do PPP. Políticas e diretrizes gerais e para o ensino. Organização didático-pedagógica e curricular.

5. EDUCAÇÃO E CURRÍCULO: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Ementa: As teorias do currículo: uma perspectiva histórica. Fundamentos teóricos-práticos para elaboração, organização e implementação de propostas curriculares. O currículo como instrumento pedagógico de construção e reconstrução dos saberes. Articulação entre multicuturalismo, políticas culturais e currículo. Diferenças, preconceitos e desafios de uma escola inclusiva.

6. Princípios Políticos e Filosóficos da Educação Inclusiva
Ementa: Concepção filosófica e política dos direitos humanos / conceito de cidadania / a política da educação Inclusiva / legislação, a filosofia da educação inclusiva / escola inclusiva, estratégias para a inclusão escolar, os professores e o processo de inclusão escolar, alternativas para a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular.

7. Possibilidades de Aprendizagem dos Alunos com Múltiplas Deficiências (Intelectual E Física)
Ementa: Desenvolvimento humano. Conceito de Deficiência Múltipla intelectual e mental. Síndrome de Down. Tecnologia assistiva. Competências necessárias ao professor. Ação transdisciplinar. Comunicação e Deficiência.

8. Proposta Bilingue para Educação de Pessoas com Surdez (Ênfase Em Libras)
Ementa: A surdez e a sua implicação no desenvolvimento infantil. Surdez, língua e linguagem. História da educação dos surdos. Proposta de educação bilíngue.. Língua brasileira de sinais – LIBRAS. O surdo e a escola.

9. Processo de Aprendizagem dos Alunos com Cegueira e Baixa Visão
Ementa: O sistema visual. Aprendizagem dos alunos com cegueira e baixa visão. Tecnologia assistiva. Atendimento educacional especializado – AEE. O Deficiente Visual. Histórico. Educação sistematizada.

10. Necessidades Educacionais e Especiais dos Alunos com Altas Habilidades/Superdotação
Ementa: Conceito, concepção e referencial teórico. Identificação do aluno com altas habilidades/superdotação. Atendimento educacional especializado – AEE. O superdotado. Características. Procedimentos de identificação.

11. Práticas e Oficinas Pedagógicas
Ementa: O que é escola inclusiva. Direito às diferenças nas escolas. Deficiência física e Educação Escolar. Modalidades de atendimento especializado.

CARGA-HORÁRIA: 360 horas

COORDENAÇÃO: Giovana Reali

DISCIPLINA
Política e Legislação da Educação Básica
Tecnologia Educativa
Metodologia Científica
Projeto Político Pedagógico da Escola: Aspecto Político Organizacional
Educação e Currículo: Fundamentos e Práticas Pedagógicas
Princípios Políticos e Filosóficos da Educação Inclusiva
Possibilidades de Aprendizagem dos Alunos com Múltiplas Deficiências (Intelectual E Física)
Proposta Bilingue para Educação de Pessoas com Surdez (Ênfase Em Libras)
Processo de Aprendizagem dos Alunos com Cegueira e Baixa Visão
Necessidades Educacionais e Especiais dos Alunos com Altas Habilidades/Superdotação
Práticas e Oficinas Pedagógicas

CARGA HORÁRIA
30 horas
30 horas
30 horas
30 horas
30 horas
35 horas
35 horas
35 horas
35 horas
35 horas
35 horas