ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Conteúdo Programático

1. Política e Legislação Básica
Ementa: Estrutura administrativa do sistema e a Educação Básica na rede pública e privada; a hierarquia dos sistemas de ensino, numa visão micro e macroeducacional, sob a ótica do gestor escolar; estrutura e organização das instituições de ensino no âmbito legal, político e pedagógico.

2. Tecnologia Educativa
Ementa: Práticas de leitura/escrita possibilitadas pela cibercultura. Novas tecnologias e o processo de ensino-aprendizagem. Reflexão sobre a prática pedagógica acerca de questões da cultura digital contemporânea. A importância dos espaços virtuais de aprendizagem.

3. Metodologia Científica
Ementa: A ciência e a produção do conhecimento científico. Fundamentos da teoria do conhecimento, epistemologia, ciência, ideologia. A pesquisa científica em educação: abordagens, tipos e orientações metodológicas. Leitura e técnicas de estudo. O projeto de pesquisa e as etapas para sua construção. Informática e Internet como ferramentas da pesquisa científica. As normas da ABNT para o trabalho científico.

4. Projeto Político-Pedagógico: Aspecto Político Organizacional
Ementa: Concepções. Finalidades da educação. Relação com a sociedade. Características. Pressupostos básicos para a formulação do PPP. Elementos constitutivos do PPP. Políticas e diretrizes gerais e para o ensino. Organização didático-pedagógica e curricular.

5. Educação e Currículo: Fundamentos e Práticas Pedagógicas
Ementa: As teorias do currículo: uma perspectiva histórica. Fundamentos teóricos-práticos para elaboração, organização e implementação de propostas curriculares. O currículo como instrumento pedagógico de construção e reconstrução dos saberes. Articulação entre multicuturalismo, políticas culturais e currículo. Diferenças, preconceitos e desafios de uma escola inclusiva.

6. Teorias do Desenvolvimento Humano e da Aprendizagem
Ementa: Estudo do desenvolvimento infantil, considerando a dinâmica deste processo, focalizando o brincar, a afetividade e a relação entre o desenvolvimento e a aprendizagem na perspectiva sócio-histórica de Vygotsky.

7. História da Alfabetização
Ementa: História da alfabetização no Brasil. Usos da leitura e da escrita nos diferentes contextos socioculturais, enfatizando os diferentes métodos utilizados para a alfabetização. Lei 11274 que regulamenta a alfabetização hoje no Brasil.

8. Alfabetização e Letramento
Ementa: Concepção de ensino e aprendizagem e concepção de alfabetização, alfabetização e letramento, como se aprende a ler e escrever, situações didáticas adequadas à aprendizagem dos alunos.

9. Avaliação e Processo de Aprendizagem
Ementa: Concepções de avaliações. Princípios ou pressupostos, funções, características e modalidades da avaliação. A avaliação do processo de ensino e de aprendizagem. Relações essenciais entre conteúdos, procedimentos de ensino e avaliação. Propostas alternativas de avaliação do processo ensino e de aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental.

10. Literatura Infantil e Alfabetização
Ementa: Estudo da linguagem literária e sua relação com o processo de aquisição da leitura e escrita. Fundamentos teóricos da literatura na educação infantil. Narrativa de contos, poesias, histórias e fábulas. Análise da prática de leitura de textos literários: critérios de seleção de obras e oficinas literárias.

11. Alfabetização de Jovens e Adultos
Ementa: Fundamentos Filosóficos e Sócio-Históricos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e no ES. Políticas públicas e o Núcleo de EJA. Vertentes que norteiam a EJA. A prática docente e a formação de professores de EJA. Experiências exitosas em EJA.

Carga-Horária: 360 horas

Coordenação: Giovana Reali

DISCIPLINA
Política e Legislação da Educação Básica
Tecnologia Educativa
Metodologia Científica
Projeto Político Pedagógico Da Escola: Aspecto Político Organizacional
Educação e Currículo: Fundamentos e Práticas Pedagógicas
Teorias do Desenvolvimento Humano
História da Alfabetização
Redação e Expressão Oral
Alfabetização e Letramento
Avaliação do Processo de Alfabetização
Literatura Infantil e Alfabetização
Alfabetização de Jovens e Adultos

CARGA HORÁRIA
30 horas
30 horas
30 horas
30 horas
30 horas
35 horas
35 horas
35 horas
35 horas
35 horas
35 horas
35 horas